quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Informações utéis sobre o Arraial D´Ajuda


Origem do nome

Batizado com esse nome de tradição cristã-branca - foi mais uma homenagem a Tomé de Sousa e aos primeros jesuitas que aqui chegaram em 1549, com suas três naus: conceição, salvador, e ajuda - que viriam a ser nomes das cidades e de suas primeiras igrejas.

Igreja - Nossa Senhora D`Ajuda
A construção da Igreja de Nossa Senhora da Ajuda, propriamente começou em 1550, pois os jesuítas só aqui chegaram no final de dezembro. Hoje é um grande encontro de fiéis. 


Bairros

Na extensão do caminho que liga o centro de Arraial d'Ajuda à Porto Seguro encontra-se o bairro Quintas do Arraial, também conhecido como Estrada da Balsa, mesmo nome de sua via principal. O Quintas do Arraial está localizado entre o mar e uma planície de inundação. É repleto de hotéis, pousadas, barracas de praia, condomínios, e casas de luxo. Há também um parque aquático, um centro hípico e estabelecimentos comerciais.

O centro de Arraial d'Ajuda se destaca pelos diversos atrativos turísticos como restaurantes, bares,lojas e locais de interesse histórico. Destacando-se a Praça da Igreja, centro histórico onde está localizada a Igreja Matriz de Nossa Senhora d'Ajuda e diversas lojas de artesanato. Também a Broadway, rua calçada com bares e lojas. e ainda a Rua do Mucugê, o principal atrativo turístico da cidade com restaurantes, bares, galerias de arte, dentre outros atrativos em um estílo único que fazem desta conhecida rua como "A rua mais charmosa do Brasil".

Na extensão leste-oeste há um campo de aviação que divide a cidade. Ao sul deste encontramos os bairros Sítio Dois Irmão, Parracho, Sítio Panorâma, e Novo Arraial, e ao norte estão os bairros São Francisco, São Pedro e Santiago. Além destes há dois bairros novos, o Villas do Arraial, localizado próximo ao bairro São Francisco e também o Corais do Arraial, próximo a praia de Pitinga.


Relevo
A atual cidade fica num planalto e numa planície. Geralmente cercada pela a Mata Atlântica e mangues. O rio da região é o rio Buranhém.

Tradições
Os eventos folclóricos e as festas, são em sua maioria, tradições que os portugueses aqui introduziram, de cunho religioso para festejar e anunciar a chegada do Messias. Louvação aos três Reis Magos que se comemora durante o ciclo natalino até os primeros dias de janeiro, uma herança de comemoração do velho mundo para o mundo novo e que até hoje aqui se reflete, outra festa é a de São Brás. Muito Tradicional que não passa despercebida e é famosa no mundo todo é o reveillon do Parracho, são atrações das bandas baianas e brasileiras de maior sucesso no momento. http://www.reveillon-parracho.com.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário